AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA NO BAIRRO MARACANÃ, RIO DE JANEIRO

O Maracanã é um bairro nobre da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, criado em 1981, e ocupa uma área de 166,73 hectares. Possui um alto IDH de 0,944 (2000) e uma população de 25.256 habitantes (2010), com 10.902 domicílios. O bairro faz limites com São Cristóvão e Mangueira na Zona Central (separado por uma linha de trem), e com Praça da Bandeira, São Francisco Xavier, Tijuca e Vila Isabel na Zona Norte. É um dos poucos bairros cariocas que não possuem favelas.

A infraestrutura urbana do Maracanã é totalmente urbanizada, com ruas asfaltadas, rios canalizados e rede de esgoto implantada. O bairro é predominantemente residencial, com grande concentração de edifícios, mas também possui intenso trânsito devido à presença de colégios e empresas. O nome do bairro deriva do Rio Maracanã, um dos principais rios da Grande Tijuca, que nasce no Maciço da Tijuca e deságua no Canal do Mangue. O processo de adensamento populacional e urbanização gerou problemas de enchentes, combatidos por obras de canalização e correção do leito do rio, bem como pela construção de reservatórios de águas pluviais (piscinões) em praças vizinhas.

A história do Maracanã remonta à colonização, quando a área era pantanosa. Seu desenvolvimento ocorreu a partir da segunda metade do século XIX, com a expansão da cidade e a transformação de antigas fazendas e chácaras em sítios de moradia para uma população de classe média alta. Foi incorporado à malha urbana com Tijuca, Engenho Velho, Andaraí e Vila Isabel. O bairro sempre teve importância esportiva, sendo o local do antigo Derby Clube e, mais tarde, do imponente Complexo Esportivo do Maracanã.

As vias principais incluem a Avenida Maracanã, uma das principais vias de acesso à Tijuca, a Rua São Francisco Xavier, a Rua General Canabarro e a Avenida Professor Manoel de Abreu. O transporte é um ponto forte, com uma estação metroferroviária que interliga o bairro aos subúrbios (trens urbanos da SuperVia) e às Zonas Central e Sul (Linhas 1 e 2 do Metrô do Rio de Janeiro).

A Avalia-SP Rio de Janeiro – Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais  nos municípios do Rio de JaneiroTeresópolisParatyPetrópolis,Nova FriburgoVolta Redonda, Barra MansaTrês RiosPorto RealArraial do CaboBúziosCampos dos GoitacazesParacambi, Seropédica, Itaguaí,GuapimirimNiteróiItaboraí, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, etc.  com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Especializada em:

Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.

Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ?

Entre em contato conosco:

(21) 3030-5009