O Maracanã é um bairro nobre da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, criado em 1981, e ocupa uma área de 166,73 hectares. Possui um alto IDH de 0,944 (2000) e uma população de 25.256 habitantes (2010), com 10.902 domicílios. O bairro faz limites com São Cristóvão e Mangueira na Zona Central (separado por uma linha de trem), e com Praça da Bandeira, São Francisco Xavier, Tijuca e Vila Isabel na Zona Norte. É um dos poucos bairros cariocas que não possuem favelas.
A infraestrutura urbana do Maracanã é totalmente urbanizada, com ruas asfaltadas, rios canalizados e rede de esgoto implantada. O bairro é predominantemente residencial, com grande concentração de edifícios, mas também possui intenso trânsito devido à presença de colégios e empresas. O nome do bairro deriva do Rio Maracanã, um dos principais rios da Grande Tijuca, que nasce no Maciço da Tijuca e deságua no Canal do Mangue. O processo de adensamento populacional e urbanização gerou problemas de enchentes, combatidos por obras de canalização e correção do leito do rio, bem como pela construção de reservatórios de águas pluviais (piscinões) em praças vizinhas.
A história do Maracanã remonta à colonização, quando a área era pantanosa. Seu desenvolvimento ocorreu a partir da segunda metade do século XIX, com a expansão da cidade e a transformação de antigas fazendas e chácaras em sítios de moradia para uma população de classe média alta. Foi incorporado à malha urbana com Tijuca, Engenho Velho, Andaraí e Vila Isabel. O bairro sempre teve importância esportiva, sendo o local do antigo Derby Clube e, mais tarde, do imponente Complexo Esportivo do Maracanã.
As vias principais incluem a Avenida Maracanã, uma das principais vias de acesso à Tijuca, a Rua São Francisco Xavier, a Rua General Canabarro e a Avenida Professor Manoel de Abreu. O transporte é um ponto forte, com uma estação metroferroviária que interliga o bairro aos subúrbios (trens urbanos da SuperVia) e às Zonas Central e Sul (Linhas 1 e 2 do Metrô do Rio de Janeiro).
A Avalia-SP Rio de Janeiro – Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios do Rio de Janeiro, Teresópolis, Paraty, Petrópolis,Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Três Rios, Porto Real, Arraial do Cabo, Búzios, Campos dos Goitacazes, Paracambi, Seropédica, Itaguaí,Guapimirim, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ?
Entre em contato conosco:
(21) 3030-5009