Vila Isabel é um bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, reconhecido como um dos berços do samba no Brasil, e faz parte da subprefeitura da Grande Tijuca. Fundado oficialmente em 3 de janeiro de 1872, foi concebido a partir do espírito empreendedor do abolicionista Barão de Drummond (João Batista Viana Drummond), que adquiriu as terras da Imperial Quinta do Macaco após a libertação dos escravos pela Lei do Ventre Livre. O bairro foi planejado com inspiração no urbanismo parisiense, e sua principal via, o Boulevard 28 de Setembro, é uma homenagem à data de sanção da Lei do Ventre Livre (Lei do Ventre Livre). O bairro possui um alto IDH de 0,901 (2000), sendo o 27º melhor da cidade, e uma população de 86.018 habitantes (2010). Seus limites abrangem Grajaú, Maracanã, Andaraí, Tijuca, e a norte, Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo, Rocha e São Francisco Xavier.
O bairro possui uma rica história cultural e boêmia, tendo se tornado, no início do século XX, ponto de encontro de músicos e boêmios, o mais famoso deles sendo Noel Rosa, que nasceu no bairro em 1910. A fama de berço do samba é reforçada pela presença de compositores como Martinho da Vila, que incorporou o nome do bairro ao seu nome artístico. As famosas calçadas musicais do Boulevard 28 de Setembro, criadas em 1964, são um símbolo cultural, apresentando partituras de pedras portuguesas de clássicos da Música Popular Brasileira, incluindo “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa. Além disso, o bairro sedia o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, campeã em carnavais importantes como 1988 (“Kizomba — Festa da Raça”), 2006 e 2013, e possui uma das quadras mais modernas do Rio de Janeiro.
Em termos de estrutura, o Boulevard 28 de Setembro é o principal eixo comercial e gastronômico, abrigando agências bancárias, mercados e comércio diversificado, além de bares tradicionais que perpetuam a fama boêmia do local. Outro polo gastronômico é o chamado “Quadrilátero do Álcool”, na esquina das ruas Visconde de Abaeté e Torres Homem. O bairro abriga o Shopping Center Boulevard Rio, na esquina da Rua Barão de São Francisco com Teodoro da Silva. Em educação e saúde, o bairro concentra unidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como a Faculdade de Ciências Médicas, o Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e o Hospital Universitário Pedro Ernesto. Em lazer, além da quadra de samba, há espaços como a Praça Barão de Drummond (antiga Praça Sete de Março) e o Recanto do Trovador, que funcionou como o primeiro Jardim Zoológico do Brasil e onde o Barão de Drummond criou o famoso jogo do bicho. O bairro também é marcado pela arquitetura, com nove prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, e por importantes templos religiosos como a Basílica Nossa Senhora de Lourdes.
A Avalia-SP Rio de Janeiro – Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios do Rio de Janeiro, Teresópolis, Paraty, Petrópolis,Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Três Rios, Porto Real, Arraial do Cabo, Búzios, Campos dos Goitacazes, Paracambi, Seropédica, Itaguaí,Guapimirim, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ?
Entre em contato conosco:
(21) 3030-5009