O Jardim Botânico é um bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, conhecido por seu alto padrão de vida e extensa área verde, com um IDH de 0,957 (2000), um dos mais altos da cidade. Sua população é de 18.009 habitantes (2010), predominantemente de classe média alta e alta. O bairro deve seu nome e sua identidade ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma instituição científica criada em 1808 com a chegada de D. João VI ao Brasil. O Jardim Botânico faz divisa com a Lagoa, Gávea, Humaitá e Alto da Boa Vista, sendo conectado à Zona Norte pelo Túnel Rebouças. A principal via arterial é a Rua Jardim Botânico, que o atravessa, sendo um eixo viário crucial da Zona Sul.
O bairro se destaca pela significativa vegetação, que resulta em uma temperatura geralmente mais amena que a média da cidade. Além do Jardim Botânico, o bairro abriga o Parque Lage, com sua sede histórica, e parte da Floresta da Tijuca, contribuindo para um grau de arborização raro em uma metrópole. A região do Horto, nos arredores da Rua Pacheco Leão, possui um perfil que misturava ex-funcionários do Jardim Botânico e vilas operárias, mas hoje se desenvolveu em um pequeno polo de bares e restaurantes. A arquitetura é mista, com algumas construções antigas e muitos prédios modernos.
Em termos de economia e mídia, o Jardim Botânico é notável por sediar a Rede Globo de Televisão, ocupando diversos prédios e complexos na Rua Jardim Botânico, Rua Lopes Quintas e Rua Von Martius, o que atrai outras empresas do ramo audiovisual. O bairro também tem um passado ligado ao entretenimento, sendo o local do lendário Teatro Fênix (Rua Saturnino de Brito), onde foram gravados programas icônicos como Xou da Xuxa e Chacrinha, que foi homenageado com uma estátua de bronze na Rua General Garzon. Embora seja fortemente residencial, a área da Rua Pacheco Leão está se configurando como um pequeno polo noturno. O bairro é também um importante centro esportivo, abrigando a sede esportiva do Jóquei Clube Brasileiro (Hipódromo da Gávea), a sede náutica do Clube de Regatas Vasco da Gama e a Sociedade Hípica Brasileira.
A Avalia-SP Rio de Janeiro – Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios do Rio de Janeiro, Teresópolis, Paraty, Petrópolis,Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Três Rios, Porto Real, Arraial do Cabo, Búzios, Campos dos Goitacazes, Paracambi, Seropédica, Itaguaí,Guapimirim, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis no Rio de Janeiro, RJ?
Entre em contato conosco:
(21) 3030-5009